A Região Sul do Brasil enfrentou tempestades severas neste domingo (21), com alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sobre o perigo de vendaval, tempestade e grande acumulado de chuva em municípios do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Até as 9h de domingo, foram registrados acumulados significativos de chuva, como 95,4 mm em Santa Maria, 94,2 mm em Alegrete, 90,0 mm em Tupanciretã e 76,8 mm em Santiago, todos no Rio Grande do Sul. Rajadas de vento entre 70 km/h e 98 km/h foram observadas em Soledade (RS), Quaraí (RS), Dois Vizinhos (PR), Lagoa Vermelha (RS), Cambará do Sul (RS) e São Gabriel (RS).
Para segunda-feira (22), o Inmet prevê tempestades no centro e sul de Mato Grosso do Sul e em São Paulo, devido ao avanço de uma frente fria pelas regiões Sudeste e Centro-Oeste. No Sul, as chuvas persistem em Santa Catarina e Paraná, concentrando-se no norte do Rio Grande do Sul.
Na terça-feira (23), espera-se uma queda de temperatura em toda a Região Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo, com possibilidade de geada fraca em áreas de Santa Catarina e Paraná.