Problema técnico adia lançamento de foguete em Alcântara

Novo lançamento do Hanbit-Nano é remarcado para 21 de dezembro, às 14h45

20/12/2025 às 10:30
Por: Redação

O lançamento do foguete Hanbit-Nano, que estava programado para acontecer no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, foi novamente adiado. A decisão foi tomada após a identificação de um problema em uma válvula do equipamento.

 

Este lançamento comercial, o primeiro de um veículo espacial a partir do Brasil, é realizado pela empresa sul-coreana Innospace. Inicialmente previsto para a quarta-feira, 17 de dezembro, o lançamento precisou ser postergado devido a uma anomalia no sistema de refrigeração do oxidante do combustível. A troca desses componentes motivou o adiamento.

 

Nova data marcada para domingo

Após ajustar a previsão para as 15h45 da sexta-feira seguinte, o lançamento foi novamente reprogramado para as 21h30 do mesmo dia. Entretanto, um comunicado da Innospace, divulgado por volta das 20h30, informou um novo cancelamento devido a problemas técnicos.


"A janela de lançamento vai até 22 de dezembro", informou a Força Aérea Brasileira (FAB), que supervisiona a operação.


A nova tentativa agora está marcada para domingo, 21 de dezembro, às 14h45. O Hanbit-Nano, que possui 21,8 metros de comprimento, 1,4 metros de diâmetro e 20 toneladas, é projetado para transportar satélites para a órbita baixa da Terra, alcançando uma altitude de aproximadamente 300 quilômetros.

 

Capacidade de carga e propulsão

O foguete é equipado para levar um total de oito cargas úteis, incluindo cinco pequenos satélites para serem colocados em órbita e três dispositivos experimentais desenvolvidos por instituições brasileiras e indianas. A propulsão do veículo é híbrida, utilizando combustível sólido e líquido, característica que demanda sistemas de alta precisão e confiabilidade.


Os desafios enfrentados refletem a complexidade das tecnologias envolvidas na missão e a determinação para garantir a segurança e o sucesso da operação.


Conforme comunicado oficial da empresa, todas as medidas necessárias para a correção das anomalias estão sendo executadas, à medida que a equipe se prepara para a nova tentativa de lançamento. Este evento se destaca como um marco no avanço do Brasil no setor aeroespacial comercial internacional.

© Copyright 2025 - Navi Notícias - Todos os direitos reservados