Quarta, 20 de Agosto de 2025
Uma operação policial foi deflagrada em seis estados brasileiros para combater uma organização criminosa envolvida na invasão de sistemas do governo federal e de Tribunais de Justiça para aplicar o golpe do falso advogado. Os estados são São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte. Até o início da tarde, 11 pessoas haviam sido presas e 66 procedimentos judiciais expedidos, incluindo mandados de busca e apreensão, de prisão e de bloqueio de conta.
As investigações começaram há cerca de cinco meses na Delegacia de Combate a Estelionatos de Joinville, em Santa Catarina. Os criminosos utilizavam a identidade de advogados catarinenses e dados de processos judiciais para enganar vítimas, visando obter lucro com o suposto serviço prestado.
A operação contou com a participação do Departamento de Inteligência da Polícia Civil de São Paulo e de representantes do Poder Judiciário e da Ordem dos Advogados do Brasil. Ainda não é possível mensurar a quantidade de vítimas ou o valor movimentado pelos criminosos.
Para evitar cair em golpes como este, é preciso cautela. A vítima deve sempre entrar em contato com o advogado legítimo da causa e desconfiar de grandes benefícios. É também recomendável verificar os contatos oficiais de cada escritório e procurar os números do Cadastro Nacional dos Advogados quando tiver dúvidas.
A Ordem dos Advogados do Brasil - seção São Paulo informou que tem atuado no combate ao golpe do falso advogado desde 2024. A entidade criou uma força-tarefa para reunir provas, atender a advocacia e orientar a população e clientes sobre esse crime.