Sábado, 06 de Setembro de 2025
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê um final de semana com mudanças climáticas significativas em diversas regiões do Brasil. São Paulo e Porto Alegre sentirão o impacto de uma frente fria, enquanto o Rio de Janeiro terá um clima instável. Confira os detalhes:
Após um dia de calor e tempo seco, o Rio de Janeiro se prepara para a chegada de uma frente fria. A previsão para este sábado (6) é de céu nublado a encoberto, com chuva fraca a partir do final da manhã. A temperatura entrará em declínio, com máxima prevista de 26ºC, segundo o Sistema Alerta Rio.
Os ventos estarão moderados, com rajadas que podem chegar aos 50 quilômetros por hora.
No domingo (7), o tempo permanecerá instável, com céu nublado a encoberto e previsão de chuva fraca isolada durante todo o dia. A temperatura máxima deve ficar em torno dos 23ºC.
Em São Paulo, a chegada de uma frente fria provocará uma queda brusca na temperatura. Para este sábado, a previsão, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de céu com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada. A temperatura mínima ficará em torno dos 15ºC e a máxima não ultrapassará os 20ºC.
Para o domingo (7), a previsão é um dia de chuva e trovoadas isoladas, com a temperatura variando entre a mínima de 15ºC e a máxima, de 20ºC.
Porto Alegre terá um final de semana de muito frio, com possibilidade de geada e ventos fracos a moderados com rajadas. A temperatura mínima ficará em 9ºC e, a máxima, em 14ºC.
Para o domingo (7), a previsão é que o frio se repetirá, com a mínima chegando aos 10ºC e a máxima em 14ºC, podendo gear novamente na capital.
No Norte do país, a meteorologia prevê um final de semana com céu com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada nas cidades de Belém e Manaus. A capital paraense terá um sábado de temperatura máxima chegando aos 33ºC, e a capital amazonense terá uma temperatura máxima um pouco mais elevada, atingindo os 35ºC.
Em Brasília, no final de semana, a temperatura ficará mais amena, com a máxima chegando aos 29ºC, no sábado, com umidade relativa do ar em torno dos 25%. Já no domingo, Dia da Independência, a temperatura máxima chega aos 28ºC, mas a umidade relativa do ar ficará em 20%. Essa umidade baixa pode causar ressecamento da pele e das mucosas, irritação nos olhos, boca e nariz, sangramentos nasais e agravar problemas respiratórios como asma e rinite, além de aumentar a suscetibilidade a infecções.