16°C 28°C
Naviraí, MS
Publicidade

Biblioteca Isaias Paim incentiva literatura regional com lançamento de livro

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, unidade da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), órgão subordinado à Setesc (Secretaria ...

07/10/2024 às 11h35
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, unidade da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), órgão subordinado à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), tem promovido a literatura regional por meio do lançamento de livros.

No último sábado (5), foi lançado o livro “Das saudades que eu sinto”, da escritora Nãnashara Boehm, residente em Corumbá. O evento em Campo Grande foi realizado em parceria com a UBE (União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul) e o livro foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, do município de Corumbá.

A escritora Nãnashara Boehm contou que sua ligação com a literatura e a escrita vem desde a infância, por incentivo dos pais e da escola.

Continua após a publicidade

“Meus pais sempre incentivaram a leitura, compravam livros e me davam a oportunidade de ir a bibliotecas e livrarias desde criança. Eu gostava muito de ler, e na escola sempre havia essa prática, estudei em escolas que incentivavam visitas a bibliotecas, então tive muito contato com a leitura e a escrita. Comecei a escrever ainda criança, porque meu pai comprava material escolar e costumava comprar um caderno a mais para eu fazer o que quisesse. Eu gostava de criar minhas histórias e meus pais eram minhas cobaias, eu ficava lendo para eles”.

Sobre a participação no edital da Lei Paulo Gustavo, Nãnashara disse que foi incentivada por colegas da área da literatura em Corumbá.

Continua após a publicidade

“Eu sempre olhava os editais, mas ainda não tinha participado ativamente de nenhum. Quando surgiu a Lei Paulo Gustavo, fui bastante incentivada pelos colegas e decidi me inscrever. Submeti o projeto às cotas da Lei Paulo Gustavo do município e apresentei a proposta da publicação do livro e a contrapartida social, que é o clube de leitura que vai ser desenvolvido na cidade, utilizando o recurso para custear a publicação. Deu certo. A Lei exigia que o clube de leitura fosse em uma região periférica, então será desenvolvido em um bairro periférico de Corumbá”.

O lançamento em Campo Grande veio do desejo de que o romance tivesse maior alcance.

Continua após a publicidade

“Fiz o primeiro lançamento em Corumbá em 12 de setembro, mas conversei com a UBE e tinha vontade de trazer também para Campo Grande, porque quero que o livro alcance outros locais e não fique só na minha cidade. Esta oportunidade está sendo muito empolgante para mim, é satisfatório poder ampliar o acesso das pessoas ao meu livro”.

Aparecido Melchíades, coordenador da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, afirmou que a biblioteca sempre busca incentivar o lançamento de livros regionais como forma de divulgar a literatura sul-mato-grossense.

“Acho que o melhor lugar para lançar um livro é na biblioteca, principalmente pública, como é o caso da Isaias Paim. É importante movimentar a parte literária, principalmente com um livro sul-mato-grossense. Precisamos trabalhar bem essa questão regional para que cada vez mais a população conheça nossos escritores e nossa literatura. A literatura sul-mato-grossense é nossa menina dos olhos, porque é muito rica, mas não muito conhecida, e cabe a nós, da biblioteca, divulgá-la mais. Por isso, é tão importante lançarmos esses livros e, através dos lançamentos, divulgarmos mais”.

Diana Pilatti, escritora e membro da UBE, também esteve presente para prestigiar a colega de Corumbá.

“Tenho um livro da Nãnashara e gostei bastante, são poemas. Aqui temos uma autora de Corumbá em Campo Grande, e vim prestigiar. É bom conhecer um trabalho novo dos colegas. Mato Grosso do Sul não é feito só de cidades grandes, temos muita arte e literatura sendo feitas no interior, nas regiões de fronteira, que são lugares riquíssimos e pluriculturais. Acho importantíssima essa oportunidade de o campo-grandense conhecer a literatura produzida em Corumbá”.

Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

Dáfini Lisboa, presidente da UBE, destacou a trajetória da instituição em prol dos escritores.

“Receber uma escritora de Corumbá aqui em Campo Grande é uma satisfação imensa. Sentimos que é nossa missão apoiar e divulgar esses escritores, e esperamos que haja mais lançamentos como este, especialmente em parceria com a Fundação de Cultura. Tem funcionado muito bem essa parceria, atuando juntos não só para fortalecer, mas também para utilizar o espaço da biblioteca, que tem uma ótima estrutura e uma equipe que sempre nos apoia”.

Karina Lima, Comunicação Setesc
Fotos: Karina Lima

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários