Um pescador amador foi multado e detido por transportar mais de 16 kg de pescado em Naviraí, na noite deste domingo (24). A ação aconteceu durante fiscalização ambiental na rodovia BR-487, uma das principais vias de acesso aos rios Paraná e Amambai.
A equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) abordou o veículo em que o homem estava e, durante a inspeção, constatou que ele transportava 5 exemplares de barbado (Pinirampus pirinampu), pesando 1,55 kg; 4 exemplares de mandi (Pimelodus maculatus), pesando 0,79 kg e diversos exemplares de armado (Pterodoras granulosus) congelados, pesando 14,46 kg.
A quantidade total de pescado, 16,8 kg, era superior à quota permitida para o transporte de pescado proveniente da pesca amadora, que é de apenas um exemplar, de acordo com o Decreto Estadual nº 15.166/2018.
Além disso, os cinco exemplares de barbado apresentavam tamanhos inferiores ao permitido para captura, que é de 60 cm. Os peixes em questão mediam 32 cm, 32 cm, 32 cm, 36 cm e 43 cm.
Os peixes da espécie armado estavam desviscerados, esfolados, sem a cabeça e a cauda, o que contraria a legislação ambiental.
Diante das irregularidades, o pescador foi multado em R$ 2.736,00. Os animais foram apreendidos e recolhidos para destinação nos termos da legislação ambiental.
O homem foi detido e conduzido à Delegacia de Polícia de Naviraí, onde os fatos foram apresentados à Autoridade Policial.
Mín. 16° Máx. 28°